Relacionamento
comentários
0
redes sociais
Instagram
YouTube
WhatsApp

Os 03 níveis do Espírito Santo

Olá pessoal, meu nome é Rosana Ribeiro e esse é o ministério Verdade e Justiça. No estudo de hoje vou falar sobre os três níveis de poder e as funções do Espírito Santo no período da Graça. De cara, falar sobre o Espírito Santo é o meu assunto favorito, mas ao mesmo tempo é o mais complexo e o mais polêmico devido à tantas confusões das várias denominações evangélicas.

Quando vemos, no livro de Atos, os apóstolos cheios de poder e de manifestação da Glória de Deus, curando e restaurando vidas e, infelizmente, comparamos com a Igreja atual, é evidente o abismo; tanto na maturidade e união da Igreja, quanto na extensão e poder do seu ministério. E é fácil de perceber que o que eles tinham e, o que nos falta hoje, é o Espírito Santo!

80% dos cristãos não acredita no poder de realizar milagres ou não sabe colocar isso em prática. E quando digo milagres, não estou falando só de curas sobrenaturais como um cego voltar a ver, mas de todo tipo de transformação de vida e de caráter que só são possíveis pelo Espírito Santo.

Pessoas passam anos em depressão, falência financeira, vícios e ciclos intermináveis de volta ao mesmo tipo de pecado sem conseguir vencer. As pessoas são literalmente escravas de situações para as quais é óbvio que o Evangelho oferece solução! E não estou falando de não cristãos, falo de gente que fica anos na igreja e não pode gerar nem sequer uma pequena mudança de caráter.

Quantos cristãos sofrem tanto, ou mais, do que pessoas que não servem a Deus? E não defendo a teologia da prosperidade e eu não acho que Deus é obrigado a resolver todos os problemas da nossa vida. Mas eu creio sim, que Ele não só pode, como deseja fazer muito mais pelo Seu povo!

Efésios 2.4-8 diz que estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais e Efésios 1.3 reforça dizendo “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. Porém, nós não desfrutamos dessas bençãos. Ficamos patinando em dores e pecados. Isso acontece porque grande parte dos cristãos só consegue acessar e usufruir de dois, dos três níveis de capacitação do Espírito Santo.

O primeiro nível é quando Ele está ao nosso redor e isso acontece um pouco antes da conversão. João 16.7-11 diz que é função do Espírito Santo nos convencer do pecado, da justiça e do juízo. Isso quer dizer que sem a ajuda do Espírito Santo não entenderíamos que nosso relacionamento com Deus foi quebrado devido ao pecado e que, sem Jesus para satisfazer a necessidade de justiça pagando o preço em nosso lugar, o nosso fim ou juízo, seria a morte e separação de Deus. Então, o 1º nível do Espírito Santo traz a consciência de que nós precisamos de um Salvador.

O Espírito Santo é quem opera em nós o verdadeiro arrependimento. E frisar verdadeiro é importante porque, infelizmente, muita gente que pensa que se converteu, mesmo depois do batismo nas águas, ainda não passou por um arrependimento real e está se enganando a respeito da própria salvação. E esse é o motivo de vermos tanta gente se considerando um cristão desviado.

Não acredito que exista isso de “cristão desviado”. Afinal, não há como ter um encontro verdadeiro com Deus e agir como se não tivéssemos conhecido a verdade. Acho que se alguém conhece a verdade e se desvia dela, não é um cristão desviado, é alguém que decidiu que a verdade não tem valor ou que não foi convertido pelo Espírito Santo, mas pela tristeza humana.

Quando digo “tristeza humana”, quero dizer que muita gente confunde arrependimento gerado pelo Espírito Santo com o sentimento de tristeza e culpa, gerado por dor na consciência. A dor na consciência é um começo, mas é apenas tristeza; e tristeza sempre passa. Por isso que esse tipo de arrependimento não dura. Cedo ou tarde, a pessoa volta para uma vida de pecado constante.

Um cristão jamais se desvia e, mesmo quando peca, o pecado não o separa de Deus. Pelo contrário, ele tem ainda mais motivos para se aproximar e reconhecer a sua total dependência de Cristo. O arrependimento alcançado com a colaboração do Espírito Santo nunca é só tristeza ou dor na consciência e, também, não é como a obediência por medo de ir para o inferno. Arrependimento verdadeiro é uma mudança de mentalidade, é uma transformação genuína na nossa maneira de pensar e de viver. É quando entendemos quem Deus é e quem nós somos para Deus.

Nesse sentido, a nossa vontade de mudar e de obedecer é gerada por amor e não por medo. Quando pecamos, esse mesmo amor que nos atraiu para Deus, nos mantém perto Dele independente das nossas atitudes e circunstâncias. Sabemos que cristãos também pecam, mas sempre confiamos que Deus nos ajuda e nos cura de nós mesmos, quando estamos em falta com Ele.

Após a fase de arrependimento, quando o Espírito Santo está conosco, trabalhando para mostrar a seriedade do pecado e a urgência da salvação, nós passamos para o segundo nível. O 2º nível é quando nos batizamos nas águas e confessamos Jesus como Senhor e Salvador. Nesse estágio o Espírito Santo vem morar dentro de nós, como vemos em Romanos 10.9-10.

Muita gente deixa de se batizar nas águas porque se considera pecador demais e muitas igrejas só batizam pessoas que estão “com a vida em ordem”. Mas isso vai contra a própria palavra de Deus, afinal, sem o Espírito Santo nós jamais teremos vontade e a maturidade para que a tal vida fique em ordem. É Ele quem opera em nós a mudança para gerar os frutos de Gálatas 5.22-23.

Esperar que alguém deixei de pecar para que depois possa ser batizado é como querer que a pessoa vença o pecado com a força de vontade. Em outras palavras, é esperar que a pessoa vença a carne com a própria vontade da carne. Mas só há um jeito de vencer a carne e é através do Espírito Santo, que passa a viver em nós depois do nosso batismo nas águas.

O batismo nas águas é o batismo para arrependimento que já era realizado por João, como lemos em Marcos 3.11. Mas o 3º nível é o batismo com o Espírito Santo e, infelizmente, a maioria das Igrejas não crê ou não oferece esse batismo logo após o batismo nas águas, como deveria ser.

Muita gente acha que quando se batiza nas águas está automaticamente batizada no Espírito Santo, mas não é verdade. Com o batismo nas águas o Espírito Santo vem morar dentro de nós. Mas com o batismo no Espírito, em 3º nível, o poder e a unção Dele passa a estar sobre nós! O Espírito Santo não é o poder, mas Seu poder nos capacita a realizar as mesmas obras de Jesus.

Então, no 1º nível o Espírito Santo está com você para te convencer do pecado. No 2º, Ele está dentro de você para te selar como uma pessoa salva. E, no 3º, o poder Dele é derramado sobre você como aconteceu em Pentecostes, para te capacitar a manifestar o Reino de Deus na Terra.

Se você prestar atenção vai notar que os apóstolos só podiam realizar os mesmos milagres que Jesus realizava porque eles eram alimentados em poder pelo próprio Jesus. Mas quando Jesus foi definitivamente para o céu, os apóstolos perderam o poder e precisaram esperar em Jerusalém até que, do alto, fossem revestidos de poder para continuar a obra, como lemos em Lucas 24.49.

É aí que as igrejas fazem confusão! Acreditam que ter o Espírito dentro de nós é a mesma coisa que ter o poder e a unção do Espírito Santo sobre nós. Mas em Atos 8.14-18 e 19.1-7 vemos um padrão evidente: o poder do Espírito vem após o batismo nas águas, pela imposição de mãos de alguém que já carrega esse poder, passando para quem precisa receber. É o batismo de fogo!

Quero fazer um vídeo completo sobre a doutrina de imposição de mãos e sobre como o poder é transferido de uma pessoa para outra. Mas por enquanto, basta saber que existe uma diferença enorme entre ser um cristão salvo e ser um cristão cheio da unção ou poder do Espírito Santo.

Em Atos 1.4-8 e João 7.37-39, vemos que os Apóstolos não tinham poder antes de Pentecostes e, em Atos 2.4, é o momento em que o Espírito foi derramado sobre eles, capacitando-os para toda a obra que deu continuidade ao que Jesus iniciou e que nos torna hoje coparticipantes em Cristo. Sem o poder somos salvos, mas não manifestamos o Reino. E é por isso a Igreja atual está fraca e incompleta! Temos muita religião, mas nenhum poder. O mundo não crê em teologia e conversa. Precisamos demonstrar o poder de Deus com sinais de Marcos 16.17-20 e de 1 Coríntios 2.4-5.

Se você gostou da aula, inscreve-se gratuitamente para receber o PDF com o estudo completo e a lista de versículos para compartilhar com seus amigos ou a versão simples para poder imprimir. Os links estão abaixo ou na descrição do vídeo no Youtube ou no post do Blog. Não esqueça de curtir, comentar e compartilhar para que mais pessoas sejam alcançadas. Até mais!!!

VERSÍCULOS RELACIONADOS A ESSE ESTUDO

João 16.7-11: Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, o enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

Romanos 10.9-10: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

João 14.26: Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse.

Mateus 3.11: E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Lucas 24.49: E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Atos 8.14-18: Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo, porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo…

Atos 19.1-7: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns 12 homens.

Atos 1.4-8: E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 8: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

João 7.37-39: No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.

Atos 2.4: E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2.17-18: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão…

Marcos 16.17-20: E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

1 Coríntios 2.4-5: E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts mais lidos

Redes Sociais

Instagram
YouTube
WhatsApp