Relacionamento
comentários
0
redes sociais
Instagram
YouTube
WhatsApp

A Fé que agrada a Deus

Olá pessoal, meu nome é Rosana Ribeiro e esse é o ministério Verdade e Justiça. No estudo de hoje vou falar sobre FÉ. A fé parece um tema simples, principalmente em um país como o Brasil, aonde, apesar de todos os problemas, as pessoas são em esmagadora maioria, pessoas cheias de fé. Mas o que é fé?

Para grande parte das pessoas a fé não passa de uma esperança, um sentimento vago e distante de que algo possa acontecer ou de que algo seja verdade. Mas o verdadeiro significado da fé tem sido esquecido ou usado sem demonstrar seu sentido completo.

Alguém pode dizer que ter fé é acreditar. Mesmo assim, o acreditar não dá nenhum tipo de certeza a quem acredita. Nesse sentido o acreditar é somente achar, ter uma intuição ou palpite, é como algo provável, um esperar ainda fraco, talvez, quem sabe um dia, se me esforçar muito pode ser.

No mundo atual só ter fé não basta. Surge uma cultura em que é preciso ter provas concretas, com teorias, estudos comprovados e infalíveis feitos por homens para satisfazer a homens. O que não se percebe é que, tentando explicar o motivo da fé, acabam por destruir a fé! Afinal, a fé verdadeira não depende de provas e não provém da sabedoria humana. (I Coríntios 2.4-5)

Assim como fé do “talvez” não é fé, a fé que precisa ser certificada pelo conhecimento do homem, também não pode ser fé, pois a verdadeira fé vem de Deus, está em Deus e é para Deus como diz Hebreus 11.6: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

Se quisermos nos achegar a Deus e conhecê-lo melhor, como ponto de partida, é indispensável que creiamos Nele, que tenhamos fé em sua existência e em seu amor para conosco. Nós não podemos buscar a Deus através de uma fé criada por homens, temos que buscar a Deus com o que é de Deus, com o que Ele revela de Si mesmo em Sua palavra e com o que é fé para Deus.

Hebreus 11.1 diz claramente o que é fé para Deus: é certeza! Fé não é questão do que pode ser provado, teorizado ou do que é visto; pelo contrário, fé é ter certeza do que não se pode ver. Fé não depende de circunstâncias ou do que nós consideramos condições favoráveis.

Num exemplo prático, se sabemos que um carro é um carro, não precisamos ter fé, pois quando vemos o carro em nossa frente isso é um fato. Mas se alguém nos diz que Deus existe e nos ama, não podemos ver e nem ter certeza, a não ser pela fé. E a notícia boa é que, mesmo não vendo e nem tendo como provar fisicamente, nós podemos desenvolver a certeza de que Ele existe e nos ama; com a mesma convicção de que um carro é um carro. Fé não é talvez, é certeza, e o próprio Deus nos dá ferramentas para crer e nos relacionar com Ele com o tipo correto fé.

Todos nós temos algum tipo de fé, mas para Deus, e também para a nossa salvação em Cristo, não é qualquer fé que resolve o problema. Muitos ouviram falar que a fé move montanhas, mas será que as pessoas sabem o que isso significa? Ou de onde surgiu esse ditado popular?

Surgiu de Mateus 17.20 e, ao lermos essa passagem, sentimos um grande alívio, pois parece que tudo em nossa vida está resolvido, afinal, podemos qualquer coisa e já não existem limites. Mas será que fé minúscula pode mesmo fazer grandes milagres?

Jesus é paciente e amoroso, mas as raras vezes em que ficou irritado foi ao notar a falta de fé dos discípulos. No livro de Mateus, eles não conseguiram expulsar um demônio de um jovem e, vendo a falta de fé deles, Jesus não só se irritou, como também mostrou que pouca fé lhe causava sofrimento. (Mateus 17.14-21). Ainda em Mateus, mesmo depois de muito tempo andando com Jesus e recebendo Dele poder e autoridade para fazer milagres; estando no mar em meio a uma grande tempestade, mais uma vez demonstraram pouca fé e Jesus precisou intervir. (Mateus 8.23-27)

Em outra ocasião, onde também estavam num barco com Jesus, Ele veio aos apóstolos andando por sob as águas e, amedrontados, pensaram que fosse um fantasma. Não bastando, quando Jesus pediu a Pedro para vir andando em seu encontro, Pedro, por duvidar, começou a afundar e precisou de Sua ajuda para não se afogar. (Mateus 14.22-33)

O motivo principal para não terem fé suficiente para exercer autoridade, é que eles ainda não viam as coisas com olhos espirituais e, como fracos na fé, colocavam na coragem e na força da carne, a fé para realizar algo que só conseguiriam com a força que não era deles, mas do Espírito Santo.

Em Mateus 16.5-12 Jesus estava falando espiritualmente para que eles tomassem cuidado com o fermento dos fariseus, ou seja, a doutrina errada que os fariseus ensinavam, porque um pouco de fermento estragaria toda a massa. Como naquela ocasião não haviam trazido pão para sustento do grupo, pensaram que Jesus estava bravo com eles. Mesmo depois de ter testemunhado a multiplicação de pães e todos os tipos de curas e milagres realizados por Jesus, eles ainda viam as coisas como homens de pouca fé e se esqueciam do que podiam fazer. Eles se esqueciam do poder e autoridade espiritual que tinham em Cristo. E mais uma vez, por não se posicionarem em fé, Jesus exclama: Por que discutem entre vocês, homens de pequena fé!

Quando andamos com Cristo, assim como os apóstolos, temos a capacidade e toda a autoridade espiritual que o nome de Jesus nos concede, para realizar milagres iguais ou maiores do que Ele mesmo realizou. Mas nada acontece porque, entre outros motivos, nos falta fé. (João 14.12-13)

Fica claro que nós podemos fazer as mesmas obras que Jesus fez entre os homens. Jesus viveu entre os apóstolos por um período pequeno, para capacitá-los em autoridade, em fé e em poder; exatamente para que pudessem continuar a obra do evangelho assim que Jesus voltasse para o céu. Por não crerem na autoridade recebida em nome de Jesus, por muitas vezes, Jesus teve que interferir em coisas que os apóstolos poderiam fazer sozinhos, mas não conseguiam entender.

Em Marcos, percebemos que o poder de Jesus existe, mas que o milagre depende da fé, porque é óbvio que Jesus pode fazer qualquer coisa que queira, mas o manifestar deste poder, em partes, também depende da fé de quem se aproxima Dele para pedir e receber.

Em Marcos 9.14-29, Jesus não disse: Eu sou Deus e, por isso, eu posso tudo que eu quiser! E mesmo isso sendo verdade, mesmo podendo tudo, Jesus colocou a fé como condição para que o milagre acontecesse. E é por causa da falta de fé que, mesmo tendo todo o poder de Deus, em Nazaré, em meio aos seus familiares e conhecidos, Jesus quase não pôde operar milagres, já que grande parte das pessoas de lá não acreditam Nele como sendo filho de Deus e só o enxergavam como um simples homem, filho de carpinteiro. (Mateus 13.54-58)

Quando Deus nos salvou através do sacrifício de Jesus ou mesmo quando Jesus escolheu os 12 apóstolos, Ele já sabia que a fé dos homens era muito pequena. Será então que Deus escolheu um bando de incapazes para realizar a obra do evangelho? Será que a fé do tamanho de um grão de mostarda não pode fazer milagres?

Se formos depender de nossa própria capacidade, não há duvidas de que somos completamente incapazes, então, o que nos resta é trabalhar a nossa fé, por menor que ela seja, pois haverá o dia em que ela realmente moverá as montanhas. (Mateus 13.31-32, Marcos 4.30-32, Lucas 13.18-19)

Toda a raça humana nasce com um pequeno grão de mostarda quanto á nossa fé. Cabe a cada um a responsabilidade de plantar e fazer crescer a medida de fé que Deus nos deu. Se não temos fé, se colocamos a semente de mostarda no bolso, se a deixamos de lado; ao invés de crescer e frutificar, ela seca, murcha e morre.

A fé, por menor que seja, se for plantada em solo fértil, se exercitada; cresce e gera frutos. Mas se o pequeno grão de mostarda não for plantado, por ser pequeno, se perde. Até os maiores ateus do mundo recebem de Deus uma medida de fé, mas como não a cultivam, ela seca.

Quando cremos, a nossa vida toma outra dimensão e encontramos o sentido real das coisas, porque já não temos tantos medos e incertezas sobre o futuro. Se estivermos alicerçados na Rocha (Jesus), não teremos mais a sensação de afundar em areia movediça.

A Bíblia não é um mero livro, não é historinha. Ela é feita para viver, para seguir e para propagar o evangelho. Não é sobre mim, sobre Pedro, sobre Paulo, sobre o tio da esquina; é sobre Cristo, aquele que morreu e ressuscitou para que tivéssemos vida, salvação e participação ativa em Seu Reino através dons e da unção do Espírito Santo de Deus.

Fé é crer no invisível, é acreditar nas promessas de Deus e tomar posse, porque fé em exercício traz crescimento espiritual. Temos que ter certeza que as promessas de Deus para a nossa vida vão se cumprir, independente das adversidades e mesmo vivendo uma realidade contrária. A fé verdadeira está em conseguir ter paz em qualquer situação. Se cremos num Deus grande, então conseguimos ver Deus grande em nossa vida. Mas se cremos num Deus pequeno, nós também alcançaremos coisas pequenas. Crendo, teremos bênçãos, poder, autoridade e dons espirituais.

Romanos 8.28: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. (Também Salmos 23, 37.3-5 e 91)

Marcos 16.17-20: Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome expelirão demônios; falaram novas línguas; pegaram em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados.

Romanos 12.6-8: Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segunda a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se em fazê-lo; ou o que exorta; faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligencia; quem exerce misericórdia, com alegria.

Deus nos abençoa, dá poder, autoridade e dons espirituais porque Ele reserva uma missão a cada um de seus filhos na fé. Ele realmente espera que nós sejamos capacitados para alcançar as bênçãos dadas para o nosso crescimento espiritual, para o crescimento da igreja e para os futuros cristãos para quem temos que apresentar o evangelho de Cristo.

Hoje em dia as pessoas acreditam ou colocam a sua fé em milhares de coisas, menos em Deus e em Sua Palavra. Inúmeras pessoas se sentem seguras não pelo que Deus é, ou pelas promessas Dele para suas vidas; mas por causa de um relacionamento amoroso, de conquistas profissionais, por conhecimento intelectual, pelo poder aquisitivo, influência social ou status, por causa de outros deuses e santos que eles mesmos criaram, enfim… qualquer coisa, menos o Deus verdadeiro.

As pessoas até acreditam em Deus e sabem que Jesus é Deus; mas não conhecem a Deus como um Deus próximo e pessoal. Acreditam sem entender o que isso acrescenta, sem conhecer o Deus a quem dizem acreditar. E por não conhecê-lo, vivem uma vida mediocre e sofrida.

A Fé não é só um ato intelectual de aceitar Deus como verdade, não é só concordar que o que a Bíblia diz é real. É também reconhecer em Deus um abrigo, refúgio e segurança total. É saber que os pecados foram perdoados, é ser justificado por Cristo gratuitamente e é buscar relacionamento pessoal com Ele. Por isso, devemos saber em quem, por que e no que nós acreditamos! Temos que conhecer o Deus a quem servimos para poder amá-lo e, por amor, será mais fácil obedecê-lo.

No Antigo Testamento as pessoas aceitavam as palavras de Deus como verdadeiras e seguiam seus mandamentos entendendo o que estavam fazendo. Por outro lado, tinham medo de Deus. Mas hoje, em Cristo, temos ousadia e a confiança para experimentar um Deus de amor, que está conosco para nos ensinar e chamar de filhos. E nada, nem ninguém, nenhuma circunstância pode nos separar do amor de Deus! Mas cabe a nós buscar e exercitar a fé para que andemos de fé em fé, de glória em glória e de vitória em vitória. Estejamos prontos! Tenhamos fé, pois o Deus que nos elegeu e nos capacitou é fiel para cumprir o que promete e a Sua palavra não volta vazia.

Se você gostou da aula, inscreve-se gratuitamente para receber o PDF com o estudo completo e a lista de versículos para compartilhar com seus amigos ou a versão simples para poder imprimir. Os links estão abaixo ou na descrição do vídeo no Youtube ou no post do Blog. Não esqueça de curtir, comentar e compartilhar para que mais pessoas sejam alcançadas. Até mais!!!

VERSÍCULOS RELACIONADOS A ESSE ESTUDO

I Coríntios 2.4-5: A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.

I Coríntios 2.1-16: Tudo

Hebreus 11.1: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.

Mateus 17.20: Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, dirão a este monte: passa daqui para acolá e ele passará. Nada vos será impossível.

Mateus 17.17: Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino.

Mateus 8.26: Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos? Homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez se grande bonança.

Mateus 14.31: E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, porque duvidastes?

João 14.12-13: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

Mateus 13.54-58: E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.

Marcos 9.21-23: Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede Desde a infância, respondeu; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.

Mateus 13.31-32: Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz arvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos.

Romanos 8.35-39: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts mais lidos

Redes Sociais

Instagram
YouTube
WhatsApp