Conhecimento
comentários
0
redes sociais
Instagram
YouTube
WhatsApp

O que é Legalidade

Olá pessoal, meu nome é Rosana Ribeiro e esse é o Ministério Verdade e Justiça.

No estudo de hoje eu vou explicar o que significa a tão falada legalidade e, pode apostar, depois disso vai ser muito mais fácil vencer o pecado e aceitar a vontade de Deus para sua vida.

De um jeito simples, legalidade é um direito legal. Então, se você for ao Google, vai descobrir que direito legal é um conjunto de normas de conduta e princípios criados e impostos para reger as relações sociais. Em outras palavras, são regras do que eu posso ou não posso fazer. É por isso que atos fora da lei geram consequências como multas, perda de benefícios e até prisão ou pena de morte, dependendo das leis de cada país.

Às vezes como cristãos a gente esquece que vive em um reino, o Reino de Deus, e não existe reino sem regras para guiar e proteger as pessoas. Se nós, mesmo no mundo, temos que seguir regras que nem sempre nos favorecem ou nem sempre são justas, por que é tão difícil seguir regras de um Deus que é bom, que nos ama e que sabe coisas que nós não sabemos?

Um cristão jamais discordaria que os caminhos de Deus são perfeitos. Mas mesmo assim, a gente prefere seguir a nossa vontade e não a Dele e, por causa disso, perdemos muitos privilégios.

Quando nós não entendemos os motivos de fazer ou deixar de fazer alguma coisa, fica muito mais difícil obedecer, afinal, Deus nos deu a vontade e o direito de tomar decisões. E esse estudo vai te ajudar a fazer a vontade de Deus, mesmo quando a sua vontade parece muito mais prazerosa, cheia de vantagens a curto prazo e quase nenhuma desvantagem imediata.

Talvez as pessoas não percebam essa relação perigosa entre prazer a curto prazo e nenhuma desvantagem imediata, mas é isso que torna o pecado tão gostoso e quase viciante. Teoricamente sabemos que, a longo prazo o pecado nos separa de Deus, mas saber a teoria não é como ter a verdade revelada em nosso coração, para transformar e moldar o nosso caráter.

Quem nunca teve a sensação de que Deus é um estraga prazeres? Por exemplo, não podemos fazer sexo fora do casamento. Mas acho que não existe no mundo inteiro uma coisa mais prazerosa do que o sexo. Nada cumpre tão bem os requisitos de satisfação pessoal, prazer fácil, rápido, disponível a curto prazo e quase nenhuma desvantagem imediata. Por isso a área sexual é a mais difícil de vencer e de exercer o domínio próprio, que é um dos frutos do Espírito Santo.

A Igreja dá uma grande lista de coisas que devemos fazer e outra, maior ainda, de coisas que não podemos fazer. Mas ninguém explica por que e como isso afeta a nossa vida.

A verdade é que o Reino de Deus e o mundo espiritual são regidos por leis. Quando descumprimos uma lei, estamos, na prática, dando ao Diabo o direito legal de nos tocar. E é daí que vem a frase “dar legalidade ao Diabo”. Literalmente, funciona como um tribunal, onde Deus é o juiz justo e o Diabo é o nosso acusador que, dia e noite, mostra para Deus como e quando nós quebramos uma regra. Uma coisa é fato, quando algo ruim acontece, a gente coloca a culpa em Deus e nos esquecemos que, por livre e espontânea vontade, demos ao diabo o direito legítimo de agir.

Em Gênesis capítulo 3 vemos que Deus nos advertiu para não comermos da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas nós decidimos experimentar o que era o mal e não demos ouvidos a Ele. Decidir é a palavra-chave aqui, nós escolhemos pagar para ver.

Como qualquer juiz faria, Deus deu uma sentença pelo descumprimento da lei. Uma sentença para o homem, uma para a mulher e uma para a serpente. A sentença da serpente está em Gênesis 3.14: se arrastar e comer pó todos os dias da sua vida.

Em Gênesis 2.7 diz que Deus nos formou do pó da terra e sobrou em nós o fôlego de vida. Em Gênesis 3.19 fala que o homem vai trabalhar, se sustentar com sofrimento e depois voltar para a terra de onde foi tirado, voltar a ser pó.

O Diabo é uma cobra que se arrasta, ele é maldito e não tem autoridade, pois já foi derrotado. Ele não pode criar, não tem direitos e nem sequer pode interferir no mundo. Ele não tem o fôlego de vida. E é ai que entra o pecado. O pecado é como uma autorização legal para agir em nosso lugar e em nosso nome. Toda vez que nós pecamos estamos, por decisão, dando ao Diabo o domínio e a autoridade; o direito legal de se alimentar do pó e se mover na Terra em nosso lugar.

Cientificamente somos feitos de matéria, DNA e energia. Como imagem e semelhança de Deus, temos em nós vida e poder criador para manifestar o Reino. Deus nos deu a autoridade e domínio! Ao pecar nós entregamos ao Diabo o nosso ânimo de vida. E é daí que vem a palavra Alma, de “ânima”, que quer dizer sobro ou ânimo de vida. Entregamos nosso direito de domínio sobre Terra, a nossa mente, a nossa vontade e as nossas emoções para o Diabo manipular, oprimir e enganar até destruir completamente a nossa função e identidade em Cristo.

Quando abrimos mão da nossa autoridade e poder para manifestar o Reino de Deus na Terra, entregamos ao Diabo a força e o poder para manifestar a morte. E isso explica porque cristãos que estão na igreja por 20 anos ou mais, continuam em falência, depressão, tristeza, cansados física e emocionalmente, doentes e desgastados. E também mostra porque o mundo jaz no maligno.

Lembra da perda de benefícios? A Bíblia diz que Jesus levou sobre Ele as nossas enfermidades, que somos mais que vencedores, que temos o poder e autoridade para fazer milagres até maiores do que os que Jesus fez e que podemos vencer o Diabo… Mas de legalidade em legalidade vamos perdendo o maior de todos os privilégios: A honra de manifestar tudo o que Jesus já conquistou, tudo o que está à nossa disposição nas regiões celestiais para desfrutarmos na Terra e vivermos um relacionamento vivo com Deus e com o Espírito Santo.

Deus não criou o mal e não se alegra com a morte! Ele não quer que a gente vire pó, pelo contrário, quer nos dar vida e vida em abundância. Nós gostamos de ter o direito de fazer escolhas e tomar decisões, mas esquecemos que isso traz grandes responsabilidades.

Toda vez que você pensar em pecar, lembre-se: Você dará ao Diabo a permissão de se alimentar da sua alma, até que, pouco a pouco, só reste a morte. E não estou falando apenas de viver sem o poder e autoridade para ser como Cristo na Terra, estou falando de muito sofrimento, uma vida sem sentido e o afastamento eterno da presença de Deus. Como está escrito em Tiago 1.13-16.

Como Igreja, temos a responsabilidade de colocar em prática os planos de Deus e, para isso, nós recebemos do próprio Cristo o direito legal e os recursos para transmitir, ensinar e estabelecer o Reino de Deus na Terra. E é isso que significa “Em nome de Jesus”, é a autorização legítima para agir e para mover as coisas por Ele, para Ele e através Dele; com poder, unção e o selo do Espírito Santo, que tem a função de revelar a imagem de Cristo em nós.

Talvez você pense que o pecado não tira a salvação, porque ela gratuita, mas a Bíblia também diz que o salário do pecado é a morte. Então, pecado consciente e contínuo leva a morte eterna sim! Além disso, nós deixamos de ser transformados de glória, em glória e de vitória em vitória para tocar as regiões celestiais e fazer com que tudo que Cristo nos concedeu se torne realidade hoje!

É uma decisão simples: dar legalidade ao diabo e viver quebrado ou tomar nossa posição como representantes e coherdeiros do Reino de Deus para poder manifestar Cristo na Terra. Espero que esse estudo possa gerar no seu coração a urgência de tomar a decisão certa e não se desviar dela! Essa é a chave para transformar a sua vida e a das pessoas a sua volta.

Se você gostou da aula, inscreve-se gratuitamente para receber o PDF com o estudo completo e a lista de versículos para compartilhar com seus amigos ou a versão simples para poder imprimir. Os links estão abaixo ou na descrição do vídeo no Youtube ou no post do Blog. Não esqueça de curtir, comentar e compartilhar para que mais pessoas sejam alcançadas. Até mais!!!

VERSÍCULOS RELACIONADOS A ESSE ESTUDO

Romanos 6.23: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Tiago 1.13-16: Entretanto, ninguém ao ser tentado deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Ora, Deus não pode ser tentado pelo mal, e a nenhuma pessoa tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado. Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte. Meus amados irmãos, não vos permitais ser enganados.

Salmos 31.10: Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem.

Gálatas 6.7- 8: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

Provérbios 14.27: O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.

Romanos 12.2: Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Apocalipse 3.5: O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Jeremias 29.11-13: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Provérbios 4.10: Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.

Deuteronômio 30.14-20: Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas.
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts mais lidos

Redes Sociais

Instagram
YouTube
WhatsApp